Como Funciona o FIES 2021?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa criado para democratizar o acesso ao ensino superior aos jovens de baixa renda. O programa oferece linha de financiamento estudantil aos cursos de graduações em instituições de ensino superior privadas.  Quer saber como funciona o FIES 2021? Leia o artigo abaixo!

Como Funciona o FIES 2021

Como Funciona o FIES 2021

Como Funciona o FIES 2021?

O FIES 2021 é um programa que facilita o ingresso em cursos de ensino superior. Após conseguir o contrato de financiamento, o estudante deve mensalmente efetuar o pagamento de juros fixados pela instituição financeira selecionada. Geralmente, os juros são no valor R$ 50,00. Após a finalização dos estudos, o contrato entra no período de amortização.

Como Funciona o FIES

Como Funciona o FIES

✔ Saiba quem precisa fazer a prova do ENADE 2021.


Inscrições FIES 2021

As inscrições do FIES 2021 pode ser feita por meio do FIES Seleção. A plataforma concentra todos os cursos disponíveis para contrato por meio do programa.

  • A abertura das inscrições no FIES 2021 acontece duas vezes ao ano: primeiro e segundo semestre letivo do FIES 2021.
  • Na primeira edição, o programa recebe inscrições entre os dias 5 e 12 de fevereiro.
  • Já a abertura da segunda edição, o procedimento acontece entre os meses de junho e julho.
Inscrição Fies 2021

Inscrição Fies 2021

Vale ressaltar que os estudantes devem ficar bem atentos ao cronograma de cada etapa


Como Funciona as Inscrições FIES 2021

Em 2018, o Fies passou a contar com três tipos diferentes de linha de financiamento. Cada modalidade é destinada à um tipo de estudante. Portanto, no momento da inscrição no FIES, é necessário ficar bem atentos.

  • A primeira modalidade é direcionada aos estudantes com rendimento familiar mensal referente até três salários mínimos. Os estudantes aprovados nessa modalidade têm, no mínimo, 50% do valor total do curso financiado pelo programa, podendo atingir até 100%. Nesta categoria, os juros é zero.
  • A segunda modalidade é designada para estudantes residentes nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e com rendimento mensal referente de até três salários mínimos. Os juros podem variar.
  • A terceira categoria é destinadas aos estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos e os juros são variáveis.

Como se Inscrever no FIES

Assim como em outros programas educacionais do Ministério da Educação, a inscrição no Fies pode ser executada na internet. A primeira parte da inscrição no programa deve ser executado no Sistema de Seleção do Fies. Veja, a seguir, como se inscrever:

  1. Efetue o cadastramento no Sistema de Seleção do FIES informando o CPF, e-mail e a senha. Após a validação da inscrição, preencha os dados pessoais e informe o curso e instituição de ensino superior;
  2. Caso seja pré-selecionado, o estudante deve concluir a inscrição no SisFies. Na ferramenta, preencha as informações sobre grupo familiar, rendimento mensal e fiador do contrato;
  3. Após finalizar a inscrição no SisFies, o estudante deve se dirigir até à CPSA da instituição de ensino superior para confirmar as informações prestadas.
  4. Após comprovas as informações na CPSA, o participante junto com fiador deve comparecer à instituição financeira para formalizar o contrato de financiamento com FIES.
Inscrição SisFIES

Inscrição SisFIES


Novas Regras FIES

Como forma de promover a formação de profissionais mais qualificados e diminuir os gastos gerados pelo FIES, o Ministério da Educação promoveu novas regras em dezembro de 2019.

  • Atualmente, os estudantes interessados em obter um financiamento por meio do FIES 2021 é preciso ter participado da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010 e;
  • Conseguido uma pontuação mínima de 450 pontos nas provas objetivas e ter obtido nota mínima igual ou superior a 400 pontos na redação.

Leave a Reply