Caixa FIES 2021

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES 2021) é um programa do Governo Federal que oferta linha de financiamento de cursos superiores em instituições de ensino privadas aos estudantes que não tem condições de pagar mensalidades integrais. Ao ser aprovado, o estudante precisa validar o contrato de financiamento com uma entidade financeira, como a Caixa Econômica. Quer saber um pouco mais sobre a Caixa FIES 2021? Leia o artigo abaixo!

Caixa FIES 2021

Caixa FIES 2021

Caixa FIES

O FIES 2021 é dividido em três condições de pagamentos: utilização, carência e amortização. Essa medida é válida para contratos do FIES firmados a partir do segundo semestre de 2015.

  • Durante a fase de utilização, o estudante deve pagar o valor máximo de R$150,00 a cada três meses, referentes aos juros sobre o contrato de financiamento.
  • O período de carência é iniciado após a finalização do curso. Nessa fase, o estudante terá 18 meses de carecimento para restabelecer o orçamento pessoal. Assim como a fase de utilização, no período de carência o estudante deverá efetuar o pagamento de R$ 150,00 a cada três meses, referentes aos juros do contrato.
  • O período de amortização do FIES é iniciado após o encerramento da fase de carência. Nesse período, o estudante deve saldar o valor do financiamento em até 12 anos.
Caixa FIES

Caixa FIES

Juros Caixa FIES 2021

Os juros do Fies 2021 na Caixa são relativos e variam conforme a modalidade do contrato de financiamento. Caso o estudante possua rendimento familiar de até 1,5 salários mínimos, poderá ter direito a juros zero.

No entanto, nas demais modalidades, os juros praticados pela Caixa chegam a taxa de 3,4% ao ano para todos os cursos aprovados pelo Ministério da Educação.

Anteriormente, os juros praticados pelo Fies eram referentes a taxa de 6,5% ao ano.

No entanto, o Governo Federal promoveu mudanças e anunciou o corte da quase metade da taxa dos juros do programa.

Como Emitir o Boleto Caixa Fies 2021

Caso tenha passado da data de vencimento do boleto, o estudante pode efetuar a emissão da segunda via pelo site da Caixa Econômica Federal. A atualização do boleto FIES vencido é essencial para adicionar as taxas de juros referentes aos dias atrasados.

O procedimento é muito simples e pode ser feito seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal pelo endereço eletrônico: caixa.gov.br;
  2. No formulário de login, informe o CPF e senha de acesso;
  3. Na página inicial da Caixa, passe o mouse sobre “Renegociação” e, em seguida, “Contrato FIES”;
  4. Na página sobre as informações sobre o contrato de financiamento, clique em “Boleto em aberto”, na parte inferior esquerda da página;
  5. A plataforma irá exibir todos os boletos do FIES 2021 em abertos e, ao lado, a opção de “Emitir o boleto”.
Boleto SisFIES

Boleto SisFIES


Telefone Caixa FIES

telefoneCaso o estudante tenha alguma dúvida relacionada ao contrato de financiamento na Caixa Econômica Federal, poderá saná-las por meio da Central de Atendimento no Telefone FIES: 0800 726 0227.

A ligação é gratuita e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, de 9h às 21h, e sábado, de 9h às 15h.

Leave a Reply